
A Casa de Aganju
TERREIRO AGANJU DIDÊ-ICI MIMÓ, que possui como patrono o Orixá Xangô, está localizado na Terra Vermelha. Em área rural, há aproximadamente 6 km de distância do centro de Cachoeira/BA. Este terreiro que pertence a Nação Nagô, foi fundado em 1917. Por Judith Ferreira do Sacramento (Mãe Judith), africana, trazida da Nigéria, da cidade de Oió, aos 12 anos de idade junto com parte desua família.
Mãe Judith, iniciada para o Orixá Xangô Aganju, por Pai João, também africano. No Terreiro da Lama (no distrito da Lama Branca), em São Gonçalo dos Campos/BA. Após o falecimento de Pai João, Mãe Judith que já possuía bastante notoriedade na região de São Gonçalo dos Campos. Por realizar caridades, tratar enfermidades e empreender curas variadas, resolve (por determinações de Xangô) reunir. “todo o seu povo” e migrar para a cidade de Cachoeira, no Recôncavo da Bahia.
Quando chegou a Cachoeira, Mãe Judith adquiriu, através da compra, as terras onde está localizado o TERREIRO AGANJU DIDÊ-ICI MIMÓ. Terras adquiridas em 1913, da Companhia União Fabril da Bahia, um terreno foreiro da Fábrica São Gonçalo. Pela quantia de $600.000 (seiscentos mil réis).
Se tratava de uma área ainda maior, se comparada com a que existe atualmente, mas após as contínuas invasões por parte da especulação imobiliária. O terreiro e sua comunidade tiveram seus domínios reduzidos. Ainda hoje, a área que pertence ao TERREIRO AGANJU DIDÊ-ICI MIMÓ, é bastante extensa e possui dentro dos seus limites, fontes de água. Grande extensão de área de mata, árvores centenárias e algumas edificações, que são da época da sua fundação e sofreram poucas modificações.
A sucessão
Após o falecimento de Mãe Judith, em 1940. Quem assume a direção do terreiro é seu sobrinho Marcos, seguido na linha sucessória por Mãe Chica de Oyá, Maria Guilhermina, Antônio Gomes da Silva, .ais conhecido como Candola. Que após o seu falecimento em 1997, foi sucedido em 1998 por seu filho. O Babalaxé Antônio dos Santos da Silva, conhecido como Pai Duda. Que é quem conduz O TERREIRO AGANJU DIDÊ-ICI MIMÓ histórico, até os dias de hoje.
Icimimó Aganju Didê: Xangô está de pé!
TERREIRO AGANJU DIDÊ-ICI MIMÓ, localizado na Terra Vermelha, nos convida a adentrar em um reino. Neste espaço, que se impõe de maneira majestosa na paisagem, a plenitude nos traz a sensação nítida de que estamos em terras de Xangô. No Ici Mimó o seu nome é Aganju. E todos os enredos e caminhos nos levam a compreender, a partir das muitas histórias de resistência, porque ele escolheu estar ali.
Sim. Xangô predestinou a existência histórica deste terreiro, do momento em que incorporado em Pai João, comunicou a chegada de Mãe Judith. Até os dias de hoje, em que protege o terreiro de invasões e ganâncias. De forma indiscutível: Xangô é vivo no Ici Mimó! Seu acolhimento, reconhecido e festejado pelo povo que resiste na Terra Vermelha e na histórica cidade de Cachoeira.
Fonte: Sagrados do Recôncavo (2021, pg. 43): http://sagradosdoreconcavo.com.br