
A primeira Igreja da Cidade de Cachoeira
A Capela de Nossa Senhora D’Ajuda primeira ermida construída em Cachoeira no século XVII, foi uma homenagem a Nossa Senhora do Rosário. Em 1637 ganhou à condição de matriz, em louvor a Nossa Senhora D’ajuda. A Capela está localizada em uma pequena colina porque, no meio da cidade, cujo acesso se faz por três ladeiras. Mas seu frontispício está voltado para o poente e dele se avista o Rio Paraguaçu. E envolto por uma forte áurea sagrada e mística, o local atrai grande número de romeiros imbuídos de fé no poder milagroso de Nossa Senhora D’ajuda. A Capela tem uma pintura artística primitiva da cúpula, em vermelho sobre fundo ocre claro e frisos em preto, uma das primeiras em têmpera sobre argamassa confeccionadas no Brasil, é um dos destaques seculares da construção.
Embora a sua Construção de relevante importância arquitetônica abriga as imagens de Nossa Senhora D’ajuda, São Francisco de Assis, São Benedito, Santa Luzia, São Caetano e São Pedro. Nesta Igreja encontra-se a Irmandade de Nossa Senhora D’ajuda. Por tanto na restauração, a Capela que possuía nártex fechado, foi substituído por um alpendre aberto, com cobertura em três águas. Sua planta é simples, nave única com coro, capela-mor coberta por cúpula, justaposta por sacristia e sala da Irmandade. A fachada principal é do tipo empena com óculo central e duas janelas, precedidas por alpendre e ladeada por pequena torre piramidal com vãos sineiras. Além disso o edifício destaca-se pela singeleza de suas proporções além de toda história envolvida sobre a sua fundação da Capela de Nossa Senhora D’ajuda.
Fonte: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Link da matéria: http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/3205/capela-de-nossa-senhora-da-ajuda-em-cachoeira-ba-e-reaberta-apos-restauracao