Pesquisar
Close this search box.

Samba de Roda (Parte 2)

Samba de Roda (Parte 2): Ainda dando seguimento aos Sambas de Roda da Cidade de Cachoeira Bahia. Em 1957, moradores e moradoras de um bairro de Cachoeira, a Ladeira da Cadeia, encontraram uma cruz de madeira abandonada, dando início a uma história de devoção ao símbolo religioso.

Samba de Roda (Parte 2) Preservação das Tradições Negras

Ainda dando seguimento aos Sambas de Roda da Cidade de Cachoeira Bahia. Em 1957, moradores e moradoras de um bairro de Cachoeira, a Ladeira da Cadeia, encontraram uma cruz de madeira abandonada, dando início a uma história de devoção ao símbolo religioso. Logo lhe deram o nome de Santa Cruz, celebrada todo mês de setembro desde então. A Esmola Cantada nasce com o objetivo de pedir donativos para a realização desta festa. Quem doava ganhava um samba de roda, assim surge o Samba de Roda Esmola Cantada da Ladeira da Cadeia.

Hoje um dos grupos mais representativos do Samba de Roda do Recôncavo Baiano, manifestação cultural. Declarada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Esmola Cantada, que teve origem nas festas religiosas de Cachoeira, quando o grupo abençoava os lares com uma cruz de madeira. Pedindo donativos e ofertando sambas para retribuir a receptividade. Em 2017, esta história completou 60 anos, e no ano de 2018 foi marcada pelo lançamento de um CD. Contendo sambas de roda autorais e tradicionais da Bahia. Além da ladainha religiosa, com a qual o grupo começa todas as suas apresentações e que o caracteriza. /Samba de Roda (Parte 2)

O Grupo de Samba de Roda Suspiro do Iguape

surgiu em 2005 com objetivo de fortalecer as raízes deixadas pelos ancestrais. Atualmente é liderado pelo cantor Ananias Viana, idealizador do Projeto de Turismo Étnico Rota da Liberdade no território quilombola de Cachoeira. Filho de Dona Juvani Jovelino, a primeira professora e líder espiritural dos quilombolas da comunidade do Kaonge. Localizado na Bacia do Iguape, e responsável por manter a tradição da religiosidade de matriz africana. Ananias é exemplo da luta do povo que vive em comunidades classificadas como Quilombos. As sambadeiras do Suspiro já foram marisqueiras e agricultoras familiares e hoje representam a continuidade do samba de roda. / Samba de Roda (Parte 2)

O Samba de Roda Filhos da Barragem

Organizado pelo sambador Osvaldo Santos da Silva no povoado da Lagoa Encantada, em Cachoeira, Bahia. O Samba de Roda Filhos da Barragem é formado por quinze músicos. Conhecido pelo repertório de sambas corridos e as participações nos mais diversos eventos, entre festejos religiosos como. Festa da Boa Morte, de palco como o São João da Feira do Porto, e acadêmicos na UFRB em Cachoeira e nas cidades vizinhas. Recentemente o grupo lançou o CD Filhos da Barragem “Levando alegria aos corações.

Raízes do BoqueirãoSamba de Roda (Parte 2)

Registrado pela Associação de Sambadores e Sambadeiras da Bahia desde 2014. O Grupo Raízes do Boqueirão conta com 14 integrantes e atua junto à comunidade de São Francisco do Paraguassu. Como dispositivo na busca por melhorias para a comunidade. Atualmente, o grupo é coordenado por Crispim do Santos, líder comunitário e presidente da Associação Quilombola a localidade. Entre os principais objetos do grupo está a valorização e a preservação do Samba de Roda do Recôncavo.

Samba de Roda (Parte 2) – Patrimônio Imaterial da cultura Brasileira

O reconhecimento oficial do samba de roda como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira é uma conquista importante para a preservação dessa manifestação cultural. Em 2004, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) reconheceu o samba de roda como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Esse reconhecimento fortalece a importância do samba de roda na história e na identidade cultural do País. Além disso, contribui para a valorização dos mestres e mestras que mantêm viva essa tradição através das rodas de samba.

Samba de Roda (Parte 2). Em suma, o samba de roda do Recôncavo Baiano é uma manifestação cultural rica em história e significado. Sua presença em todo o país mostra a força desse gênero musical que atravessou gerações e se adaptou aos novos tempos. O reconhecimento oficial como patrimônio imaterial garante sua preservação para as futuras gerações.

Fontes: 1 – https://www.ba.gov.br/cultura/index.php/noticia/2024-02/56116/samba-de-roda-esmola-cantada-da-ladeira-da-cadeia-lanca-cd-em-cachoeira 2 – https://www.asseba.caneladeema.com/associado/59-samba-de-roda-suspiro-do-iguape 3 – http://asseba.com.br/associado/24-samba-de-roda-filhos-da-barragem 4 – http://asseba.com.br/associado/6-samba-de-roda-raizes-do-boqueirao

Facebook
X
Telegram
WhatsApp
COMPARTILHE COM UM AMIGO
Facebook
WhatsApp
Telegram
X