Pesquisar
Close this search box.

TERREIRO INZO NKOSI MUKUMBI

O Tempo da Ancestralidade.

O Inzo Nkosi Mukumbi Dendezeiro pertence a Nação Angola, está localizado no Caquende, no Alto da Levada, na cidade de Cachoeira, e tem como patronos os Nkisi Roxi Mukumbi – entidade guerreira, Kajanja – Senhor da terra, o Caboclo Sultão das Matas e como patrono católico Santo Antônio. Nilta Dias da Conceição (Mametu Ria Inkisi Mukundê) fundou o Inzo Nkosi Mukumbi Dendezeiro em 1960.

Terreiro Nkosi Mukumbi Dendezeiro possui, enquanto maior motivo da sua fundação, as determinações dos Jinkisi. Mametu Mukundê. Por vias espirituais, recebeu a missão de abrir um terreiro e auxiliar as pessoas em questões que envolvem a cura do corpo e da alma. Os adeptos do candomblé, desta cidade e região, a chamam carinhosamente de Mãe Nilta.

Mametu Mukundê, nasceu na cidade de Cachoeira, no ano de 1932. Foi inciada em 1945, aos 12 anos de idade por Manuel Eusébio, o Abenaô, na localidade denominada Sapé, distrito de Capoeiruçu, Cachoeira/ BA.

Após uma longa e relevante contribuição à história dos cultos afro, no Recôncavo Baiano, Mãe Nilta falece no dia 29 de abril de 2012. As motivações que deram origem a esse terreiro se apresentam através dos muitos sentidos da transcendência e da transmissão. O sentido do comunal é o que elabora a conexão entre a ancestralidade, a memória e as concepções do sagrado, afinal a ancestralidade está também ancorada nos sentidos da cura coletiva.

O Tempo da Ancestralidade…

O Tempo da ancestralidade se desenha nos caminhos sagrados de todos os dias. Anda mesmo quando descansa. E neste constante ser-sendo, cada ponto na estrada é também é um ponto de chegada…

No Terreiro do Dendezeiro, recebidos por Estelito Reis da Conceição Costa, Tata Faraungê e seu filho Estelito da Conceição Costa Pinto, Tata Lualebê” , filho e neto de Mametu Mukundê (respectivamente), são eles quem narram as histórias e as muitas formas históricas de salvaguardar os fundamentos deste Terreiro Angola fundado em 1960, por sua mãe e avó.

De acordo com os relatos, Mametu Mukundê recebeu a missão de fundar um terreiro por determinações do Nkisi Roxi Mukumbi, para cumprir os caminhos indicados por seus dons e por sua predestinação em curar as pessoas. O caboclo Sultão das Matas, se fez presente desde criança no destino de Mãe Nilta, sendo um dos protagonistas na fundação do Terreiro do Dendezeiro.

As pessoas reconhecem os feitos de Mametu Mukundê em toda a região e também em locais dos mais longínquos. E seus descendentes guardam e “lapidam” essa trajetória… Assim, quem bem ouvir, verá: a história do Dendezeiro é a história do enlace entre a semente, o fruto, a árvore e a estrada.

Fonte: Segundo Sagrados do Recôncavo (2021, pg. 105),

Facebook
X
Telegram
WhatsApp
COMPARTILHE COM UM AMIGO
Facebook
WhatsApp
Telegram
X